Quando ocorre um falecimento, a ordem em que as coisas precisam ser feitas muitas vezes depende de como o falecimento ocorreu. Mas, uma coisa deve ser sempre lembrada: o seu delicado estado emocional. É por isso que buscamos resolver tudo para você, evitando maiores transtornos emocionais e oferendo as melhores opções para que você preste a devida homenagem ao seu ente querido.
As medidas que devem ser tomadas variam de acordo com o tipo de morte (natural ou violenta) e o local onde ocorreu, dentre outros detalhes.
Então, o que devo fazer?
A melhor opção é ligar para o nosso atendimento 24h, (74) 9-99808548 9-99956291. Nossos atendentes irão solicitar algumas informações para que possamos prestar todo o apoio e dar as orientações necessárias. Afinal, é isso o que fazemos há muito tempo.
Algumas informações sobre a Declaração de Óbito
O primeiro documento a ser providenciado é uma declaração de óbito. Confira abaixo como obter a declaração nas principais situações.
Se o falecido possuía assistência médica ou estava no hospital:
O documento será fornecido pelo médico.
Sem assistência médica:
A família deverá entrar em contato com a policia civil e solicitar a remoção do corpo para o serviço de verificação de óbitos (SVO).
Morte violenta:
Nestes casos só quem pode assinar a declaração de óbito são os médicos do IML (Instituto Médico Legal) ou ITEP (Instituto Técnico Científico de Polícia)
Qual a diferença entre declaração de óbito e certidão de óbito?
Ambos são erroneamente chamados de atestado de óbito, porém existem diferenças. A Declaração de Óbito é um documento fornecido pelo médico, atestando a causa da morte. Já a certidão de óbito é concedida exclusivamente pelo cartório após a família apresentar os documentos exigidos.
1 – O prazo limite para a Certidão de Óbito é de 15 dias.
2 – Somente poderá se dirigir ao cartório como declarante de óbito: pai, mãe, filho ou filha ou conjuge do falecido.
3 – O título de eleitor deve ser o atual, não valendo o modelo antigo que apresente a fotografia do eleitor.
OBS: Existe a possibilidade de alguns cartórios exigirem a apresentação de outros documentos como Carteira Profissional, PIS/PASEP, e etc.
Ainda com Dúvidas?
Sinta-se à vontade para nos contactar sempre que precisar. Estamos disponíveis durante as 24h do dia, já seja através do nosso atendimento online, pelos telefones:
(74) 9-99808548 / 9-99956291 (74) 9-81344956